Programa de Desenvolvimento da Aquicultura e da Pesca
A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria de Agricultura, tem como objetivo desenvolver o potencial da aqüicultura e da pesca na Bahia. A empresa atua na atração de investimentos, desenvolvimento e difusão de tecnologia e criação de pólos produtores.
O estado, que possui 1.180 km de uma bela e recortada costa, onde se encontram presentes extensas áreas estuarinas, ostenta ainda uma capacidade hídrica invejável. Um exemplo é o Complexo de Barragens de Paulo Afonso e Lago do Sobradinho que, juntos, possuem em torno de 520 mil hectares de área inundada.
As águas, as terras e o clima fazem do estado o lugar ideal para a captura e o cultivo, entre outros, de peixes, camarões e ostras, atividades que o governo elegeu como prioritárias ao criar o Programa de Desenvolvimento da Aqüicultura e da Pesca. A Bahia oferece ainda uma infra-estrutura de rodovias, portos e aeroportos que facilita o desenvolvimento da cadeia produtiva.
As ações são realizadas através de parcerias com cooperativas de pescadores, associações de produtores rurais, órgãos governamentais, instituições de ensino médio e superior e empresas privadas. Como órgão setorial do SEARA – Sistema de Administração dos Recursos Ambientais, a Bahia Pesca tem como competência promover, executar e fomentar a política de desenvolvimento no setor pesqueiro e aqüícola, no âmbito do Estado. Todos os trabalhos, programas e projetos realizados têm como base um criterioso estudo de impacto ecológico. Nas áreas envolvidas, são realizadas ações ambientalmente sustentáveis.
Vale a pena conhecer os sites Bahia Pesca, ou Bahia Pesca , com muita informação sobre pesca, aquicultura, pesca amadora, capacitação e ainda disponibiliza um Manual de Tanque-rede
Peço a alguem que tenha, material sobre pesca na bahia e do rio são francisco, me arranjar, pois estou fazendo mestrado e preciso localizar material. se posível darei até gratificação.
Grato,
josé reindo canário spinola