Material foi retirado dos rios Sucuriú, Paraná e Tietê
O mutirão de limpeza nos rios Sucuriú, Paraná e Tietê resultou no recolhimento de cerca de 500kg de lixo. A Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas coordenou a iniciativa, que ocorreu na manhã do último domingo. Mais de 30 pessoas em 15 barcos percorreram as águas da região chamada carinhosamente de “Triângulo das Bermudas” e retiraram todo o tipo de entulho.
Foram encontrados desde objetos comuns como garrafas pet dois litros, sacos plásticos e pneus velhos até móveis e – inimagináveis – eletrodomésticos, como uma geladeira e um forno antigo. “Senti que o pessoal interessou-se bastante e o retorno foi muito grande”, frisou um dos diretores da associação.
O local com maior concentração de detritos está localizado após a ponte do rio Sucuriú, no aterro próximo aos ranchos do local. Apesar da grande quantidade de sujeira recolhida, a diretoria da associação acredita que o número pode ser considerado baixo. “Pela extensão de rios que temos, a quantia foi pouca. A população daqui tem consciência. A probabilidade maior é que tenham sido turistas barranqueiros os maiores poluidores”, diagnosticou o diretor.
A intenção da Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas é repetir ações como essa em outros rios, como o Verde.
Jornal do Povo de Três Lagoas
Rafael Rossi
Foto: Arquivo Pessoal