Mais de 15 quilos de robalo pescados em apenas uma manhã. História de pescador? Não! Os peixes foram apanhados durante o 1º Torneio de Pesca de Robalo, realizado na baía de Vitória, na Avenida Beira-Mar, realizado ontem.
O torneio contou com a participação de 45 pescadores divididos em 15 equipes. Munidos de varas, anzóis, linhas e iscas, eles passaram a manhã de domingo na disputa. Venceria o torneio a equipe que alcançasse a maior pontuação. Entre as variedades de peixes que poderiam ser içadas da baía, o robalo, dentro torneio, era o que valeria mais pontos.
Após a contagem dos pontos o anúncio dos grandes vencedores: Jair Leite Cravo Júnior e Derli Nunes, da equipe Tofo, que pegaram 17 robalos. Em segundo lugar ficaram os integrantes da equipe Os Três Mosqueteiros, formada por Cleyton Manoel Lorenço Couto, Sérgio Franscisheto e Vicente Nali; e em terceiro a equipe Piratas, dos pescadores Fábio Couto Queiroz, Gemaro Mota e Édson Curtis.
Os peixes pescados no torneio viraram moqueca e um almoço comunitário.
Um dos organizadores do evento, Werlen Dutra Farias, diz que, apesar da fama de poluída, a baía de Vitória continua sendo berço de muitas espécies de peixes. “Em média, por semana, são pescados cerca de 50 quilos de robalo aqui. Fora os outros peixes como o xaréu”. E, por conta da boa maré, uma nova edição do torneio já está prevista para dezembro.
gostaria de saber as tecnicas de pescarias, pois aonde eu pesco da mto mero, pescada ( branca e a amarela e robalos..
gostoaria de trocar imformaçoes. pois gosto de pescar com isca vivas ( tainha ) coloco um chicote longo, uma chunbada de garra. e como vcs fazem por ai? um abraço.
fabio lucas